top of page

 

 

Projeto Circo –Ito

​

Com a experiência adquirida pela .TripCirco ao longo dos anos e  a participação em  projetos sociais de circo (Circo da Cidade , Circo Ze Priguiça, FAS – Fundação de Ação Social    e  Comunidade  Escola) sentiu-se uma carência da criação de  um projeto social continuo, onde seus participantes tivessem a possibilidade de ver o circo como uma opção de carreira profissional e não apenas como uma atividade extra curricular.

Juntamente com a experiência adquirida e essa carência por um projeto social, a TripCirco desenvolveu um projeto chamado Circo-ito. Uma analogia onde o projeto inicial de circo social faria um circuito pelas regionais de Curitiba. Com o decorrer dos anos o projeto foi se adaptando e atualmente esta sendo realizado na sede da Escola TripCirco.

O Projeto Circo–ito  é um Ponto de Cultura com a proposta de Oficinas de Circo-Social  para crianças, adolescentes e adultos  em situação de risco, vulnerabilidade e reabilitação social.

 O Circo Social traz como proposta o estímulo e reconhecimento de suas próprias Inteligências Múltiplas através de atividades circenses trabalhando a inteligência espacial (inteligência corporal sinestésica, habilidade de usar o corpo para resolver problemas ou moldar produtos), inteligência interpessoal (habilidade de compreender as pessoas e relacionar-se com os outros), inteligência intrapessoal (competência para autoconhecer-se e estar bem consigo mesmo, administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos).

Esse aprendizado tem como resultado o resgate da autoconfiança, consciência e valorização de suas qualidades pessoais.

Por ser uma proposta de educação não formal pela via da cultura, busca-se um currículo baseado nos desejos, necessidades e interesses dos participantes, favorecendo o enriquecimento de suas biografias e ampliando a gama de vivências e experiências formativas, utilizando o fator de sedução das artes circenses integradas a outras linguagens artísticas e culturais como facilitadoras de múltiplos aprendizados.

 

 

Conteúdo programático:

 

Oficinas de Circo – Aulas e práticas de técnicas e habilidades circenses como tema central de uma ação conjugada, indicando condutas organizadas e conscientes, cujos conteúdos de aprendizagem são voltados para os participantes desenvolverem e aprimorarem competências nas técnicas circenses de: Acrobacia de Solo; Acrobacia Aérea; Malabarismo, Equilíbrio e Palhaço.

 

  • Malabarismo

Esta modalidade circense tratará das técnicas básicas de manipulação de objetos como bolas, claves, aros, pratos, diabolô e bandeiras de swing; com o objetivo de estimular a coordenação motora gradualmente para que o aluno desenvolva a habilidade técnica e possa, em seguida, trabalhar a expressividade dos movimentos com jogos de improviso e de apresentação cênica.

​

  • Equilibrismo

A modalidade de equilibrismo abrange todos os elementos que dependem dos centros de gravidade internos e externos ao corpo. Serão trabalhadas as técnicas de pernas de pau, monociclo, rola-rola e arame, com exercícios que permitam a consciência do alinhamento corporal, das mudanças do centro de gravidade no corpo e sua adaptação e da forma segura de se praticar os elementos desta modalidade.

​

  • Acrobacias de solo

Nesta modalidade serão transmitidas as noções básicas de movimentos acrobáticos no solo: rolamentos, estrelas, saltos, giros, paradas de cabeça e de mãos, seguindo uma metodologia rigorosa de exercícios de condicionamento físico, flexibilidade, força e consciência corporal para possibilitar a perfeita execução dos movimentos, evitando o risco de lesões e má postura.

​

  • Acrobacias aéreas

A modalidade de acrobacias aéreas compreende os movimentos nos aparelhos: trapézio fixo, tecido acrobático e lira. Com uma metodologia que agrega o aprendizado técnico, o preparo físico específico para esta atividade e noções de ritmo e consciência espacial, o aluno apreenderá as noções básicas de performances fora do solo, oferecendo as ferramentas para a criação de sequências de movimentos com ou sem música. Também serão revisados os aspectos técnicos que envolvem a boa instalação destes aparelhos, suas normas de segurança e manutenção.

 

  • Palhaço

O trabalho com palhaço será pautado na improvisação e desenvolverá um estado de prontidão no aluno, útil em qualquer trabalho a ser desenvolvido. Ele é uma figura de muita sensibilidade, capaz de transmitir na sua relação direta com o público, sentimentos, emotividade e cumplicidade com muita sensibilidade e estímulo. A modalidade tem por objetivo atingir o estado de jogo necessário através de exercícios de improvisação (individuais e em grupo), a aproximação com o palhaço existente em cada um.

 

 

Currículo do projeto:

​

O projeto teve inicio em 2010 com a seguinte programação:

Local: Regional Cajuru - CEL Centro de Esporte da Vila Oficinas 

Datas: Junho a Dezembro de 2010.

Apresentação espetáculo TripCirco Pocket Show / abertura do projeto. 

Oficinas de Circo  com total de 140 horas aulas

Apresentação dos alunos no termino do curso

Total de Crianças participantes das oficinas: 21

 

Local: Regional Cajuru -  CEL Centro de Esporte da Vila Oficinas 

Datas: Novembro de 2014 a Abril de 2015

Apresentação espetáculo TripCirco Pocket Show / Abertura do projeto

Oficinas de Circo com total de 140 horas aulas

Apresentação dos alunos no termino do curso

Total de Crianças participantes das oficinas: 34

 

 

Local: Regional CIC - CISDIMI Centro de Integração Social Divina Misericórdia 

Datas: Março de 2011 a Abril de 2014

Apresentação espetáculo TripCirco Pocket Show / abertura do projeto. 

Oficinas de Circo com total de 280 horas aulas

Apresentação dos alunos no termino do curso

Total de Crianças participantes das oficinas:37

 

 

Local: TripCirco

Datas: Inicio 07 de Junho 2015.

Oficinas de Circo com total de 80horas aulas

Total de Crianças participantes das oficinas:25

 

Turma regular

Local: TripCirco

Datas: Inicio 07 de Junho de 2017.

Todas as quartas-feiras:das 9h as 11h e das 14h as 15h30m

Oficinas de Circo regular

Total de Crianças: 15 vagas por período.

 

 

 

Referencias do projeto:

- Facebook: Ponto de Cultura Circo-Ito

- Website do Projeto: http://pontoculturacircoito.wixsite.com/pontoculturacircoito

Coordenadora do projeto: Camila Mara Cequinel -

camilatripcirco@gmail.com  - telefone: (41)99155-3588

bottom of page